sábado, 27 de outubro de 2007

CLAVICÓRDIO TENÓRIO SUÍNO DOS OVOS SUJOS

Participe da Comunidade literária Estórias de CURIAPEBA
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=40605150

* * *

CLAVICÓRDIO TENÓRIO SUÍNO DOS OVOS SUJOS

Clavicórdio Tenório Suíno dos Ovos Sujos, homem branco, de perfil alongado e nariz adunco feito ave de rapina, era alto, de pouca fala, olhos verdes, frios como uma chapa de mar remansoso. Diziam as más línguas que seus ancestrais surgiram na região de Curiapeba, por ocasião dos últimos ribombos dos canhões do General Artur Oscar, destruidores do povoado de Canudos, lá pelos idos de 1897, vindos da Paraíba, de onde fugiram após assassinarem premeditadamente, num dia de feira em Campina Grande, uma família inteira de matutos seus vizinhos, tudo por causa de um infamante apelido, que eles mesmos não sabiam da origem.

Clavicórdio nasceu numa Curiapeba ainda marcada pelos estigmas do Conselheiro e sua cabroeira medonha. Seu pai começou, depois das chacinas do povoado beato, como vaqueiro da Fazenda Surucucu. Com o tempo, demonstrando seu bom comportamento, casou-se com Ana Tintol, filha única do patrão, seu Jubelino Tintol, e aos poucos foi tomando a frente da fazenda. Após a morte do sogro, torna-se dono absoluto daquele mundão de terras às margens do Rio Canjica. Quando Clavicórdio nasceu, já encontrou o velho muito rico e tratado pelos vizinhos de Coronel Sidraque. À boca pequena, tinha aqueles que acrescentavam: Sidraque Tenório Suíno dos Ovos Sujos.

Clavicórdio, homem sábio e diferente dos seus ancestrais violentos, em vez de matar e morrer por causa de um apelido, fez o contrário. Foi à Paraíba, informou-se a respeito do apodo e, ao chegar a Curiapeba, passou a alardear pelos quatro cantos da redondeza o inusitado do seu nome. Mandou imprimir na Bahia alguns cartões vistosos, onde se via um couro de bode encimando o cartão e o seu nome em letras gordas, retorcidas, feito chifres de pai-de-chiqueiro, com os seguintes dizeres:


E assim a origem sanguinária do passado, que provocou muitas mortes e desavenças em boa parte do sertão, se tornou conhecida até no estrangeiro, graças à tenacidade de Clavicórdio como criador de bode e curtidor de couro. Foi aí que adquiriu outras terras, a partir da Fazenda Tuiuiu, Bodirama e Moquifo, e as encheu de cabras de todas as raças, das quais aproveitava, o leite para o queijo e a pele preciosa para exportação, sem contar a carne deliciosa, que fornecia para açougues da região, até Salvador e Aracaju.

Toca Filosófica, 04/03/1996

* * *
Participe da Comunidade literária Estórias de CURIAPEBA
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=40605150

Nenhum comentário: